segunda-feira, 14 de junho de 2010

Danças

Kuarup

é um ritual dos grupos indígenas do Parque do Xingu para homenagear os mortos. Os troncos feitos da madeira “kuarup” são a representação concreta do espírito dos mortos ilustres.

Caiapós

Dança dramática de origem indígena, é uma variante da dança caboclinhos, com algumas modificações, no Sul, São Paulo, Minas e Rio. Há um enredo com rapto e resgate de um pequeno indígena, além do abandono dos instrumentos de sopro, que são substituídos por tambores, caixa, pandeiros e reco-recos.Herança dos índios caiapós da zona litorânea paulista. O caiapó paulista é uma dança coletiva.

Caboclinhos

De características indígenas, este bailado compõe-se de um número de participação (de dez a quinze anos) que varia, conforme a localidade, não passando de vinte figurantes. Os componentes gesticulam e pinoteiam em silêncio, simulando estarem guerreando.


Jogos Atléticos

Arco e Flecha


Os povos indígenas usavam muito esse instrumento como arma de guerra. Atualmente, é usado para a caça, pesca e rituais, e tornou-se também uma prática esportiva, sendo disputada entre aldeias e até com não-indígenas.

Cabo de guerra

Modalidade praticada para medir a força física, o cabo de guerra é muito aceito entre as etnias participantes de todas as edições dos Jogos, como atrativo emocionante, que arranca manifestação da torcida indígena e do público em geral.

Luta corporal
As lutas corporais são realizadas por homens e mulheres e o esporte está inserido na cultura tradicional dos povos que o praticam: os povos indígenas Xinguanos, Bakairi o Huka Huka e os Xavante, de Mato Grosso.

Arremesso de lança
O Arremesso de Lança é uma prova individual realizada apenas pelos homens.

Luta de braço

É a luta de braço dos índios Carajás. Só que exige muita resistência, pois dura um dia inteiro, e os lutadores podem acabar com os braços machucados. Vence quem derrubar maior número de adversários. Os Carajás vivem em Goiás, principalmente na ilha do Bananal.

 
Culiária
 
Podemos dizer que a alimentação indígena é natural, pois eles consomem alimentos retirados diretamente da natureza. A alimentação indígena é saudável e rica em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. Numa aldeia indígena, o preparo dos alimentos é de responsabilidade das mulheres. Aos homens, cabe a função de caçar e pescar.


Principais alimentos consumidos pelos índios brasileiros:

- Frutas

- Verduras

- Legumes

- Raízes

- Carne de animais caçados na floresta (capivara, porco-do-mato, macaco, etc).

- Peixes

- Cereais

- Castanhas

Pratos típicos da culinária indígena:

- Tapioca (espécie de pão fino feito com fécula de mandioca)

- Pirão (caldo grosso feito de farinha de mandioca e caldo de peixe).

- Pipoca

- Beiju (espécie de bolo de formato enrolado feito com massa de farinha de mandioca fina)

5 comentários:

  1. Nossa,vale destacar que essa culinaria está bem presente no cotidiano de várias pessoas independente da etnia.Muito bom *-*

    ResponderExcluir
  2. A cultura indígena é realmente D+,é sempre bom ver Blogs com esse conteudo , parabéns

    ResponderExcluir
  3. Coteúdo legal esse hei sobre os índios legal.
    Parabens.

    ResponderExcluir
  4. A cultura indígena é realmente D+,é sempre bom ver Blogs com esse conteudo , parabéns²

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Jamile ," a culinária bem presente no nosso cotidiano" ( beiju ou tapioca , pirão...) .E não poderíamos de deixar de comentar , que em época de Copa do Mundo , o esporte marca também a cultura indígena com direito aos torneios e torcida .

    Então , concluímos que cada povo merece o respeito às suas diferentes manifestações culturais!!

    Até a próxima!!!

    ResponderExcluir