segunda-feira, 14 de junho de 2010

História



 Há cinco séculos, os portugueses chegaram ao litoral brasileiro, dando início a um processo de migração que se estenderia até o início do século XX, e paulatinamente foram estabelecendo-se nas terras que eram ocupadas pelos povos indígenas.



O processo de colonização levou à extinção muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja pela ação das armas, seja em decorrência do contágio por doenças trazidas dos países distantes, ou, ainda, pela aplicação de políticas visando à "assimilação" dos índios à nova sociedade implantada, com forte influência européia.


Embora não se saiba exatamente quantas sociedades indígenas existiam no Brasil à época da chegada dos europeus, há estimativas sobre o número de habitantes nativos naquele tempo, que variam de 1 a 10 milhões de indivíduos.


Números que servem para dar uma idéia da imensa quantidade de pessoas e sociedades indígenas inteiras exterminadas ao longo desses 500 anos, como resultado de um processo de colonização baseado no uso da força, por meio das guerras e da política de assimilação.


Alguns povos indígenas, desde a época do Descobrimento, mantiveram-se afastados de todas as transformações ocorridas no País.


Eles mantêm as tradições culturais de seus antepassados e sobrevivem da caça, pesca, coleta e agricultura incipiente, isolados do convívio com a sociedade nacional e com outros grupos indígenas.


Os índios isolados defendem bravamente seu território e, quando não podem mais sustentar o enfrentamento com os invasores de seus domínios, recuam para regiões mais distantes, na esperança de lograrem sobreviver escondendo-se para sempre.


Pouca ou nenhuma informação se tem sobre eles e, por isso, sua língua é desconhecida. Entretanto, sabe-se que alguns fatores são fundamentais para possibilitar a existência futura desses grupos.


Entre eles, a demarcação das terras onde vivem e a proteção ao meio ambiente, de forma a garantir sua sobrevivência física e cultural.


No processo de ocupação dos espaços amazônicos, o conhecimento e o dimensionamento das regiões habitadas por índios isolados são fundamentais para que se possa evitar o confronto e a destruição desses grupos.

15 comentários:

  1. Nossa amei a matéria *-*,muito especifica e para quem precisa ajuda muitooo.Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Muito especifico²,claro e objetivo :D

    ResponderExcluir
  3. háa,ficoou massinha primaa ! - e para quem precisa² ctrl+c|ctrl+v hehehe ;*

    ResponderExcluir
  4. Super massa e criativo viu .... materia muito boa e especifica bjo namorada rsrssr

    ResponderExcluir
  5. muiito linda toda cultura, com lendas muito facinantes . Parabéns belo trabalho.
    '')

    ResponderExcluir
  6. Esta de parabéns ... belo trabalho !!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o trabalho!!! Parabéns a vocês. ;)

    ResponderExcluir
  8. adorei esse
    blog muito comentado.
    Parabens!!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao criador desse blog massa, trabalho bem feito.
    Um salve pra cultura indigena! o/ ²

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Parabéns muito bom, e bem interessante!

    ResponderExcluir
  11. Nossa massa que massa
    muito interessante
    amei!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. informaçõees muito importanteees........
    PARABÉNS ^ ^ )

    ResponderExcluir